Produtor de leite, fique atento e programe-se para reservar dois dias por mês na sua agenda, de junho a outubro de 2018, e participe do curso “Pecuária Leiteira Orgânica” que será realizado na Embrapa Pecuária Sudeste, na cidade de São Carlos, e na Fazenda Nata da Serra na cidade de Serra Negra, ambas no estado de São Paulo. É a oportunidade de se preparar para atuar num negócio em expansão na atividade leiteira, a produção orgânica de bovinos.
A Secretaria de Inovação e Negócios (Escritório de Campinas) da Embrapa articulou a parceria com o Laticínio Nata da Serra para oferecer este curso ao mercado produtor de leite. Ele foi planejado para atender a demanda por métodos de desenvolvimento sustentável no manejo pecuário visando capacitar os participantes a desenvolverem atividades nas áreas de produção e assistência técnica no crescente mercado de produtos orgânicos derivados do leite.
O curso será realizado em cinco módulos (um por mês), abrangendo diversos tópicos, como manejo de pastagens, aspectos sanitários, ambiência animal, planejamento da propriedade, produção e conservação de forragens ministrados por profissionais da Embrapa, do Laticínio Nata da Serra e de parceiros de instituições públicas e privadas.
O participante será capacitado a gerenciar os recursos naturais nas empresas e propriedades rurais, resolver problemas agropecuários com métodos sustentáveis, conciliar produtividade com conservação ambiental e refletir sobre a importância socioeconômica e ecológica do sistema orgânico de produção leiteira.
No final do curso, o aluno poderá constatar a viabilidade da pecuária leiteira orgânica, bem como seus benefícios, que poderão ser observados na teoria do conhecimento científico e na prática do campo, vivenciando o manejo orgânico na fazenda Sula do Laticínio Nata da Serra que já produz nesse sistema há 20 anos.
Os públicos-alvo do curso de Pecuária Leiteira Orgânica são: produtores, agrônomos, zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas, empresários, administradores, comerciantes, biólogos e demais interessados no tema.
As empresas Nestlé, e Socil do Grupo Neovia são patrocinadoras do Curso Pecuária Leiteira Orgânica e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Fundação Mokiti Okada, Gold Seeds Agronegócio Ltda e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apoiam o evento.