quinta-feira, 28 de março de 2019

Supermercado da Tailândia troca plástico por embalagem feita de folhas de bananeira

O supermercado Rimping Supermarket, em Chiangmai, na Tailândia, está substituindo embalagens de plástico que protegem frutas e legumes por um outro material bastante resistente, abundante e 100% orgânico encontrado no mundo todo: a folha de bananeira.

As folhas de bananeira utilizadas como embalagens são orgânicas, fortes e ainda levam um laço de fibra natural para lacrar o alimento. Os benefícios na substituição das embalagens plásticas pelas orgânicas são vários, a começar pela decomposição do material, que leva algumas semanas para se quebrar completamente, em detrimento do plástico, que leva séculos. Mais: não causa poluição dos ecossistemas e previne a morte de milhares de animais asfixiados pela ingestão do componente artificial.



Interessante lembrar que a compostagem da folha de bananeira enriquece o solo com nutrientes. Elas também ostentam o fato de serem à prova d’água

Aquilo que era para ser apenas um projeto piloto do supermercado tailandês acabou repercutindo à nível mundial por sua simplicidade e eficiência. O feedback de internautas na internet, por exemplo, têm sido bastante positivo; alguns usuários exaltaram o caráter 100% sustentável das embalagens orgânicas, além de destacarem a experiência personalizada, – um toque especial – de compra no supermercado.

Tais embalagens ecológicas podem auxiliar o setor de hortifrúti a implementar alternativas ao plástico economicamente viáveis, de modo que possa ser reproduzida em grande escala, tanto em terras tropicais, quanto em solos mais frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário